[ad_1]
Inmet emitiu alerta laranja de perigo para o Sul, com previsão de ventos que podem chegar a 100 km/h e queda de granizo. Cuiabá deve ser a capital mais quente nesta quarta, com máxima de 40ºC.
Um mês após o Rio Grande do Sul sofrer com enchentes que deixaram 50 mortos e 8 desaparecidos, uma nova frente fria deve provocar temporais em toda a região Sul do país nesta quarta-feira (4).
🚨 O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de perigo para o Sul, com previsão de ventos intensos, que podem chegar a 100 km/h, e queda de granizo. Há ainda risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Em Santa Catarina, a chuva volumosa já provoca prejuízos: casas foram destelhadas, alagaram e ficaram sem energia elétrica. Em Chapecó, maior cidade do Oeste, uma motociclista ficou ferida depois que bateu contra galhos em uma rua. O estado foi colocado em atenção pela Defesa Civil para o risco alto de enxurradas, alagamentos e deslizamentos.
👉 O alerta é válido até as 10h de quinta-feira (5) e abrange os estados do Paraná e Santa Catarina por completo e parte do Rio Grande do Sul, especialmente a região noroeste.
De modo geral, um alerta laranja, segundo o Inmet, é emitido quando há uma “situação meteorológica perigosa”.
☔ A previsão de chuva vale também para o Mato Grosso do Sul, passando por parte de São Paulo. Também há previsão de ventos fortes, que podem atingir 80 km/h, passando de Mato Grosso do Sul até São Paulo, sul da Bahia até o Rio de Janeiro.
🌪️ A imagem abaixo mostra onde há previsão de fortes rajadas de vento. Na parte em verde escuro, que abrange RS, SC, PR e parte do MS, os ventos devem ficar mais intensos, entre 60 e 80 km/h, podendo atingir até 100 km/h em alguns pontos, segundo o Inmet.
🌡️ Termômetros em alta
Já as temperaturas continuarão em alta em grande parte do país nos próximos dias.
Os termômetros podem ultrapassar a marca de 40°C, especialmente em áreas do Brasil Central, sul da região Norte e no Matobipa (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), segundo o Inmet.
➡️ Cuiabá deve ser a capital mais quente do país nesta quarta, com 40°C.
“Mas vale dar um destaque para Manaus, que vem registrando 38, 39 graus. Na segunda (2), a capital do Amazonas bateu recorde histórico da estação, com 39,7°C. Nos próximos dias pode bater ou chegar bem perto desse recorde”, alerta Luengo.
🥵 Nova onda de calor
Depois de uma intensa onda de calor que afetou grande parte do Brasil, fazendo com que as temperaturas passassem de 40ºC com frequência, uma nova onda de calor deve chegar ao Brasil na semana de 16 de outubro, com temperaturas com até 10 graus acima da média em quase todo o país mais uma vez.
Na terça, o Inmet emitiu um alerta amarelo (perigo potencial) de onda de calor em áreas do Piauí e Bahia. O aviso é válido até sexta (6).
O mapa abaixo mostra como devem ficar as temperaturas nesta quarta, conforme a legenda:
- Vermelho escuro significa termômetros acima de 40°C
- Vermelho mais claro indica temperaturas maiores que 30°C
- Tons de laranja e azul sinalizam que as máximas não devem ultrapassar 30°C
🔥 A recente elevação dos termômetros no fim do inverno teve relação direta com o El Niño muito mais rigoroso neste ano e com a Crise do Clima (causada pela emissão de gases de efeito estufa), que torna os eventos climáticos extremos mais comuns.
[ad_2]