[ad_1]
A parada fora do ponto é somente para mulheres e pode ser solicitada entre 21h e 5h.
Aprovada em 2015, a lei nomeada de “Parada Segura” permite que mulheres de Cuiabá solicitem paradas fora do ponto fixo de ônibus. Após as 21h, todos os condutores do transporte público devem parar o veículo, até mesmo próximo a casa das passageiras.
De acordo com o documento de lei, a “Parada Segura” foi aprovada para que mulheres possam se sentir mais seguras ao voltar para casa, após o trabalho ou faculdade. A parada fora do ponto é somente para mulheres e acontece das 21h às 5h.
Os ônibus da capital possuem adesivos avisando da lei, mas muitas mulheres ainda não sabem que há a possibilidade de pedir por parada fora do ponto.
“Às vezes, o ponto de ônibus é mais longe que a minha casa então a gente vai correndo, mas eu nem sabia dessa lei”, disse a vendedora Stefani Gabriele.
Para a estudante Mariana Cristina, a preocupação é constante. “Sempre tento sair um pouco antes dos horários pra poder chegar cedo em casa, já está um pouco tarde e eu sempre fico muito preocupada com o horário”, comenta.
Segundo o diretor da Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU), Nicolau Budib, o motorista precisa analisar o melhor local para realizar a parada, mas é obrigado a parar, caso seja solicitado.
[ad_2]