30 C
Cuiabá
quinta-feira, novembro 14, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioFashionNACIONALLula reúne ministros no Alvorada para discutir ajuda ao RS

Lula reúne ministros no Alvorada para discutir ajuda ao RS

Governo já anunciou medidas para auxiliar municípios atingidos. Esforço inicial foi liderado por Geraldo Alckmin (PSB), já que presidente estava na Índia em reunião do G20 e voltou ontem (11/9)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou ministros para o Palácio da Alvorada a fim de discutir a ajuda federal ao Rio Grande do Sul após o desastre causado pela passagem de um ciclone no estado. Participam do encontro os chefes das pastas que integram o comitê interministerial criado pelo então presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB).

O compromisso foi incluído no início da tarde na agenda oficial do presidente, para discutir a recuperação do Vale do Taquari após o desastre. A região foi atingida por um ciclone na semana passada, que causou enchentes e desmoronamentos. Os municípios ainda enfrentam fortes chuvas neste momento, além das consequências do primeiro temporal. Segundo o último levantamento, 47 pessoas morreram, e oito ainda estão desaparecidas.

Integram o comitê: Alckmin, que chefia o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic); José Múcio, da Defesa; Nísia Trindade, da Saúde; Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional; Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Wellingon Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Socal; e Jader Filho, das Cidades.

Críticas por não ter visitado o RS

Lula vem recebendo críticas nos últimos dias por não ter visitado a região atingida pelas chuvas. No lugar, ele manteve a viagem à Índia, onde participou da reunião de chefes de Estado do G20, grupo dos 20 países mais ricos do mundo.

Alckmin liderou os esforços do governo, e visitou, junto com sete outros ministros, o local atingido. O governo federal também já anunciou uma série de medidas para contenção do desastre, com aporte de R$ 741 milhões para as cidades afetadas.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -
spot_img