27 C
Cuiabá
segunda-feira, novembro 18, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioDESTAQUESDesigner gráfico especialista em reconstrução facial forense recebe medalha de reconhecimento na...

Designer gráfico especialista em reconstrução facial forense recebe medalha de reconhecimento na ALMT

[ad_1]

O designer gráfico Cícero Moraes, de 40 anos, foi homenageado nesta quarta-feira (6) ao receber uma medalha Lenine Póvoas de honra ao mérito na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), pelos serviços prestados ao estado.

O designer mora em Sinop, a 479km de Cuiabá, e é especialista em reconstrução facial forense, confecção de próteses faciais humanas e veterinárias, reconstrução de cenas de crimes e recuperação digital de patrimônio arqueológico.

Em 2023, ele foi aceito na Mensa e na Intertel, duas associações para superdotados, sem fins lucrativos e com alto QI.

Cícero contou que descobriu ser uma pessoa superdotada em meio à uma crise de meia-idade, em 2022. Segundo ele, a inquietação, as crises de ansiedade e a busca por autoconhecimento o levou a trilhar o caminho até o diagnóstico.

O designer explicou que com ajuda do psicólogo conseguiu ir juntando as peças e chegar até a possibilidade da superdotação, mas somente após uma consulta com uma neuropsicóloga que o laudo veio.

“É difícil descrever o que foi esse momento com palavras, porque ser reconhecido pelo estado em que você viveu por tanto tempo, não tem preço. Eu sou muito grato”, destacou.

Cícero Moraes tem dois títulos honoris causa, está no Guinness e é referência de reconstrução facial forense — Foto: Reprodução
Cícero Moraes tem dois títulos honoris causa, está no Guinness e é referência de reconstrução facial forense — Foto: Reprodução

Trajetória

 

Cícero já produziu trabalhos de grande relevância, como a reconstrução do casco de um jabuti que perdeu a proteção durante um incêndio em 2015, sendo a primeira feita em impressora 3D no mundo. O trabalho o levou ao ‘Guinness Book 2022’ – o Livro dos Recordes.

Além disso, um estudo arqueológico que foi iniciado há 25 anos, somado ao minucioso trabalho de animação gráfica dele, revelou o rosto de Zuzu, uma das primeiras pessoas a ter habitado o Brasil.

Cícero Moraes reconstrói faces virtualmente — Foto: Reprodução
Cícero Moraes reconstrói faces virtualmente — Foto: Reprodução

O designer contou que começou a estudar sobre computação gráfica 3D por volta de 1990. Inicialmente, trabalhando com maquetes eletrônicas.

“Como me via desgostoso de quase tudo o que me rodeava, busquei aprender sobre um campo que me havia chamado a atenção, também na década de 90, quando assisti a um programa em que apresentaram a técnica de reconstrução facial forense, onde, a partir de um crânio, reconstruíam o que seria a face do indivíduo em vida”, relembrou.

Sou um superdotado?

 

A psicóloga e mestre em neuropsicóloga, Daiane Azevedo, explicou que o quadro de superdotado contempla habilidades cognitivas, afetivas, sociais, emocionais, entre outras, e pode se basear na teoria dos Três Anéis de Renzulli, que descreve a superdotação em uma tríade: habilidades intelectuais acima da média, criatividade e comprometimento com a tarefa.

“A investigação diagnóstica do quadro precisa ser realizada através de uma avaliação multidimensional que contemple a aplicação de testes cognitivos, observação, aplicação de questionários e investigação da história de vida do indivíduo”, explicou.

Segundo ela, há profissionais que se baseiam no resultado do QI como único indicador do quadro, no entanto, atualmente, esse indicador é um limitador para avaliar as múltiplas habilidades de uma pessoa, olhando, por exemplo, para as inteligências múltiplas.

“Temos dois tipos de superdotação: escolar ou acadêmico, que contempla habilidades identificadas nos testes cognitivos; produtivo-criativo, relacionado a habilidades práticas, criativas, artísticas e desenvolvimento de ideias, aos quais não necessariamente contempla as capacidades observadas nos testes de QI. Além disso, características intrapessoais ou externas podem interferir no desempenho nos testes”, pontuou.

Características que camuflam a superdotação:

  • Timidez
  • Transtornos de aprendizagem
  • Ansiedade e depressão
  • Transtorno do espectro autista
  • Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
  • Falta de oportunidades
  • Questões socioeconômicas
  • Crises ou tragédias
  • Disfunções familiares

 

A psicóloga ressalta ainda que é importante uma avaliação multidimensional que se atente às características de precocidade no desenvolvimento, facilidade na aprendizagem, habilidade de linguagem, comportamento questionador ou desafiador, dificuldades com fracasso, sensibilidade, habilidade de raciocínio e pensamento abstrato, imaginação vívida, grande interesse por um assunto ou determinado tema, impaciência com tarefas, insatisfação constante, independência, autocrítica, capacidade de argumentação, dificuldade com frustração, intensidade emocional, dentre outros.

[ad_2]

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -
spot_img