25 C
Cuiabá
sexta-feira, novembro 15, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioCUIABACultura apoia projeto “Arte na Veia’ voltado para calouros de Medicina da...

Cultura apoia projeto “Arte na Veia’ voltado para calouros de Medicina da UFMT

[ad_1]

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, é parceira do projeto ‘Arte na Veia’ criado em 2007 pela turma XLI da Faculdade de Medicina (FM) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), atualmente coordenado pelo Profa. Dra. Eliângela de Lima, tutora do Programa de Educação Tutorial PET Medicina. O evento é considerado como um ato de “boas-vindas” para os calouros do curso. Suspenso desde 2020, em razão da pandemia do coronavírus, no dia 16 de setembro, a partir das 19 horas, ocorrerá a edição 2023 com o tema ‘Eternos recomeços’, no teatro da UFMT do projeto. A entrada é simbólica, sendo a doação de 1kg de alimento não perecível.

Criado para ser um evento artístico e cultural para recepcionar os calouros do curso de Medicina, o ‘Arte na Veia’ permite que o acadêmico, o egresso, o residente e o professor de Medicina mostrem os seus dons artísticos por meio da música, dança, teatro e leitura de texto autoral. “O projeto foi concebido como um espaço para expressar o que somos e inventar novas formas de existir por meio da arte. É um momento oportuno para mostrar o quão talentosos somos por trás do jaleco branco e da técnica médica e, então, neste palco, podemos errar e rir dos nossos tropeços’, disse a discente do Internato Médico Patrícia Gibbert, uma das coordenadoras do projeto.

“O evento proporciona integração entre os alunos recém chegados e os veteranos do curso, promovendo a inserção da arte no contexto de vida dos estudantes de medicina, e ostentou a boa aceitação do espetáculo por parte da comunidade institucional e externa que marcou presença no evento”, acrescentou Eliângela.

O ingresso na universidade proporciona aos acadêmicos novas rotinas e desafios e uma vez que há a imersão nos estudos, outras atividades como as artísticas e culturais são “deixadas de lado”. Deste modo, os acadêmicos, que normalmente têm disciplinas em período integral, diminuem a frequência com que conseguem se expressar e externalizar seus sentimentos por meio da arte.

“Esse tipo de iniciativa é bastante positiva, pois contribui para o bem-estar emocional e social dos calouros, facilitando a adaptação à vida universitária e auxiliando no desenvolvimento de conexões interpessoais. Além disso, eventos como o Arte na Veia também podem ajudar a fortalecer o senso de comunidade dentro da faculdade, promovendo a colaboração e a criatividade entre os estudantes. Por isso que a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer é e sempre será parceira de eventos dessa natureza”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite.

Através da realização deste evento, o Começando Cedo e o PET Medicina buscam mais uma vez proporcionar uma recepção calorosa e envolvente aos novos estudantes da nossa instituição.

[ad_2]

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -
spot_img