[ad_1]
Com mais de 90 anos, cacique foi acompanhar pessoalmente o julgamento da tese que pode limitar as demarcações de terras indígenas até o ano de promulgação da Constituição de 1988. O neto dele, Patxon Metuktire, disse que o avô está preocupado.
O cacique Raoni Metuktire, de mais de 90 anos, chegou ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) em silêncio e acompanhado por um parente, nesta quinta-feira (31), para acompanhar o segundo dia de julgamento acerca da tese do Marco Temporal. A cena contrasta com os aplausos recebidos no dia anterior.
Raoni foi pessoalmente acompanhar o julgamento a respeito da tese do marco temporal, que pode limitar as demarcações de terras indígenas até a data de promulgação da Constituição de 1988. Os indígenas são contrários a criar um teto para demarcar as terras ancestrais.
A imprensa, o neto dele, Patxon Metuktire, disse que Raoni está preocupado, mas tem confiança de que essa tese não irá prosperar.
Liderança
O cacique Raoni foi um dos convidados para subir a rampa do Palácio do Planalto durante a cerimônia de posse do presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), no dia 1º de janeiro deste ano.
Raoni é um dos líderes da articulação dos indígenas em defesa dos direitos dos povos originários. Em 1989, ele teve um encontro histórico com o cantor Sting, durante o I Encontro dos Povos Indígenas do Xingu, em Altamira (PA).
Em novembro de 2012, o cacique foi recebido pelo então presidente da França, François Hollande, no Palácio do Eliseu. Na ocasião, o cacique pedia a preservação da Amazônia e dos povos que vivem na região.
Quando ficou internado com Covid-19, ele recebeu a visita de um bispo em nome do Papa Francisco.
Em julho deste ano, ele recebeu uma carta escrita pelo rei Charles III do Reino Unido, que foi lida durante o evento que reuniu mais de 800 indígenas de 54 povos do país, na Aldeia Piaraçu, em São José do Xingu, a 932 km de Cuiabá.
Na mensagem, entregue por um representante do governo britânico, o rei parabenizou o cacique pela luta em defesa da terra e dos direitos indígenas.
[ad_2]