28 C
Cuiabá
sábado, novembro 23, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioMAIS MTNo aeroporto, estudantes de intercâmbio oferecido pelo Governo de MT classificam oportunidade...

No aeroporto, estudantes de intercâmbio oferecido pelo Governo de MT classificam oportunidade como extraordinária

[ad_1]

Ao todo, 100 alunos vão passar 21 dias na Inglaterra pelo programa de intercâmbio do Estado

Os estudantes contemplados com bolsas do Programa de intercâmbio MT no Mundo, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), embarcaram para a Inglaterra nesta sexta-feira (25.08), após serem recepcionados pelo governador Mauro Mendes e outras autoridades, no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. Eles afirmaram, pouco antes da saída, que estão vivendo um sonho e que a expectativa é agregar conhecimento e experiência durante o intercâmbio custeado e acompanhado pelo Governo do Estado.

Uma das beneficiadas, a estudante da Escola Estadual Governador Júlio Strubing Müller, em Várzea Grande, Fabrina Ricelli Silva, de 16 anos, classificou a oportunidade como extraordinária.

“A educação em Mato Grosso está em um novo patamar, que possibilita os jovens vivenciarem algo inédito e diferente. Com certeza, o governo está abrindo portas extraordinárias para que nós, estudantes mato-grossenses, possamos viver um sonho. Estou vivendo um sonho e vou me dedicar ao máximo durante essa experiência”, pontuou.

Já para o estudante Dener Júnior Rotina, da Escola Estadual Antônio Ferreira Sobrinho, de Jaciara, o estudo fora do país deverá agregar experiência cultural.

“Estou muito animado em estudar e conhecer outro país. Acredito que essa experiência trará uma bagagem educacional muito proveitosa para todos nós. É uma ação que será lembrada para sempre, pois fará parte da nossa formação e do nosso conhecimento”, explicou o intercambista de 15 anos.

A estudante da Escola Estadual Militar Tiradentes, em Rondonópolis, Marjorie Gomes Machado, de 16 anos, disse que é perceptível o avanço da educação de Mato Grosso nos últimos anos. “Eu acredito que a rede estadual teve um salto muito grande na educação, prova disso é o investimento nesse intercâmbio. É uma demonstração de atenção com a comunidade escolar”, disse a jovem.

O programa faz parte do conjunto de políticas de melhoria na qualidade da educação contempladas nas 30 políticas educacionais do Plano Educação 10 anos.

Aos estudantes, o governador Mauro Mendes declarou que o objetivo é enviar 100 alunos da rede estadual para fazer intercâmbio fora do país todos os anos e relembrou a oportunidade que um de seus filhos teve de realizar intercâmbio.

“Me sinto voltando no tempo, exatamente quando tive a oportunidade de mandar um dos meus filhos para essa experiência no exterior. Como governador, junto de todos os mato-grossenses, estamos fazendo desse estado a força que é, podendo proporcionar a todos esses estudantes da escola pública. Enquanto eu for governador do Estado, vamos enviar todos os anos 100 estudantes para um intercâmbio fora do país”, afirmou.

O secretário chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, reiterou o compromisso do governo em avançar com a Educação em Mato Grosso com ações que incentivem os jovens.

“Essa é uma das iniciativas mais bonitas do governador Mauro Mendes, que tem como objetivo proporcionar uma experiência rica em cultura e educação a todos esses estudantes”, disse.

Essa é a primeira vez que estudantes da rede pública têm essa oportunidade, em Mato Grosso, com investimentos realizados por meio do Governo do Estado.

“Isso é histórico. É uma conquista para todos esses estudantes, algo nunca feito antes, e que só foi possível graças ao olhar atencioso do governador Mauro Mendes. Esse programa faz parte da política de valorização da educação, que objetiva colocar a educação pública de Mato Grosso entre as cinco mais bem avaliadas do país até 2032”, destacou o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

MT no Mundo

O objetivo do programa é incentivar o aprimoramento da formação acadêmica e profissional, principalmente no que diz respeito ao domínio de língua estrangeira, permitindo aos estudantes uma experiência de estudo e imersão cultural para o desenvolvimento da proficiência, das suas habilidades e competências de interculturalidade.

[ad_2]

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -
spot_img