32 C
Cuiabá
sexta-feira, novembro 15, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioDESTAQUESVÍDEO: para se refrescar do calor, tatu bebe água oferecida por moradores...

VÍDEO: para se refrescar do calor, tatu bebe água oferecida por moradores em estrada de terra para aldeia indígena

[ad_1]

O calor vivido pelos mato-grossense nos últimos dias está tão difícil que até os animais estão pedido socorro. Um vídeo flagrou um tatu se refrescando com água oferecida por moradores que transitavam em uma estrada de terra do estado que dá acesso à Aldeia Sacre 2, em Campo novo do Parecis, a 397 km de Cuiabá. (Assista abaixo).

Nas imagens registradas no início deste mês é possível ver o animal tomando água em uma pequena poça que se formou no chão. A água cai de uma garrafa d’agua que dois homens seguram. Os moradores ainda molham a cabeça do tatu para que ele se refresque. Em seguida, já satisfeito, o animal sai correndo.

O vídeo foi gravado pela equipe do superintendente de políticas indígenas de Mato Grosso, Agnaldo Santos, em uma viagem de trabalho à aldeia.

De acordo com a equipe, o animal parou no meio da estrada, como se estivesse pedindo ajuda e, nesse momento, eles ofereceram a água. O vídeo foi compartilhado nas redes sociais do superintendente, que e contou como foi viver o momento.

“Um gesto de amor pela natureza. Foi uma experiência incrível. Espero que vocês também possam apreciar e respeitar nossa riqueza natural”, ressaltou.

 

Recorde de calor

 

Cuiabá tem registrado dias secos, quentes e com umidade baixa — Foto: Fablicio Rodrigues
Cuiabá tem registrado dias secos, quentes e com umidade baixa — Foto: Fablicio Rodrigues

A capital mato-grossense bateu um novo recorde de temperatura e registrou 41,2°C e umidade relativa do ar em 22% na quarta (23). Até o momento, essa foi a temperatura mais alta de 2023. O recorde anterior era de 40,8°C e foi registrado na terça-feira (22).

Segundo a Agência Climatempo, a última vez que Cuiabá registrou 41°C foi em agosto de 2020.

Ovo frito na calçada

Moradora de Cuiabá fez experimento na calçada de casa

🥚Uma moradora de Cuiabá fritou dois ovos em uma frigideira na calçada de casa, nessa quarta-feira (23). (Veja o vídeo acima).

A motorista por aplicativo Mailla Cristina Damasio Machado, de 35 anos, decidiu fazer o experimento após a capital bater recorde de calor, com 41,2°C, nessa quarta (23). Ela disse que fez os testes apenas com ovos e óleo.

Mailla disse que colocou a frigideira por cerca de 10 minutos para esquentar nos fundos de casa em uma calçada de concreto. Depois, acrescentou os ovos.

“Ontem estava um calor de rachar então veio a ideia de fazer este experimento. Depois de 10 minutos, coloquei os 2 ovos. Atendi um moço que estava em frente de casa e quando voltei, o ovo estava fritando”, contou.

 

🔥É possível o ovo cozinhar com o sol?

 

g1 procurou um especialista em química para explicar se é possível o ovo cozinhar com esse calorão. Segundo o farmacêutico, licenciado em Química, doutor em Farmacoquímica e professor da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Flávio Valadares Pereira Borges, o ovo pode cozinhar sim!😱

Ele explica que o ovo é composto por proteínas, que quando são submetidas a altas temperaturas, tendem a sofrer uma desnaturação, que é um processo de perda da formação original e acaba coagulando, dando um aspecto mais sólido.

“Nesses dias que a temperatura está muito elevada, superando 40°C, o asfalto fica com uma temperatura muito maior. Ele vai ficar com 60°C, 70°C e até 80°C”, disse.

 

Segundo o professor, a temperatura de cozimento do ovo é em torno de 60°C.🌡️

“Além do calor irradiado pelo sol, ele ainda vai ter o calor transferido pelo atrito dos pneus com o asfalto, então superaquece muito. Quando a moradora colocou a panela, deixou um tempinho aquecendo e depois colocou o ovo, ela estava com uma temperatura muito superior ao cozimento do ovo”, disse.

VIDEO:

[ad_2]

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -
spot_img