Previsão é que as altas temperaturas permaneçam até dia 2 de maio. Nesta terça-feira (24), a previsão para Cuiabá é de 35ºC.
☀️A quarta onda de calor do ano começou e deve durar até a próxima semana, de acordo com as previsões. Em Mato Grosso, alguns municípios da região Centro-Sul devem ficar até 5ºC mais quente, segundo o Climatempo. Nesta terça-feira (24), a previsão para a capital Cuiabá é de 35ºC .
🌀 De acordo com a Climatempo, essa nova onda é resultado da atuação de uma área de alta pressão na parte média da atmosfera, que age como uma barreira, mantendo o ar seco e quente e elevando as temperaturas nos próximos dias. A previsão é que as altas temperaturas permaneçam até dia 2 de maio.
Essa situação vai impedir a chegada de frentes frias ao Centro-Oeste e Sudeste do país, mantendo o tempo seco e o calor intenso.
“É sempre importante ter em mente que agora estamos em uma época de transição em que a incidência de radiação solar é menor, o dia é mais curto e as médias são reduzidas. Então essa onda de calor chega para deixar um desconforto”, explicou o metereologista do Climatempo Guilherme Borges.
Veja baixo os principais municípios afetados:
- Alto Garças
- Alto Araguaia
- Barra do Garças
- Campinápolis
- Comodoro
- Campos de Júlio
- Campo Novo do Parecis
- Cuiabá
- Diamantino
- Itiquira
- Jaciara
- Jauru
- Lambari D’Oeste
- Nova Xavantina
- Nova Mutum
- Nobres
- Poconé
- Pontes e Lacerda
- Poxoréu
- Porto Esperidião
- Primavera do Leste
- Rondonópolis
- Sapezal
- Tangará da Serra
Cuidados durante a onda de calor:
- 💦Tomar bastante água
- 👒Usar protetor solar e boné/chapéu
- ⏰Evitar sair entre 12h e 16h
Como se forma uma onda de calor?
As ondas de calor precisam de dois principais fatores climáticos para a sua formação:
Massas de ar quente e seco
- Bloqueios atmosféricos
🌡️ Os meteorologistas definem que uma onda de calor acontece quando a temperatura fica pelo menos 5ºC acima da média por um período de cinco dias ou mais.
No caso da terceira onda de calor que o país está registrando, o ponto mais forte do sistema está posicionado na região do Chaco do Paraguai. Por isso locais como o oeste dos estados do Sul e o oeste paulista devem ter as maiores temperaturas.