Cuiabá completa 305 anos nesta segunda-feira (8) veja alguns pontos turísticos que contam um pouco da história da cidade, mas que, atualmente, estão com aparência de abandono. Rachaduras, vegetação invadindo as construções e sujeira são os principais problemas visíveis encontrados no Museu da Caixa D’água Velha, na Orla do Porto e na Central de Atendimento ao Turista. (veja abaixo)
Foi feito contato com a Prefeitura de Cuiabá, mas não obteve retorno até esta publicação.
O museu abriga as antigas galerias subterrâneas construídas em 1882 que funcionavam como reservatório de água abastecido pelo Rio Cuiabá e distribuído para a cidade na época.
O historiador Otávio Canavarros conta que o abastecimento de água sempre foi o problema crucial da capital.
“Cuiabá tinha muita água ao redor, mas pouca água dentro da cidade e a construção desse depósito foi a primeira grande tentativa de solução desse problema”, disse.
Às margens do Rio Cuiabá, a orla possui cerca de 1,3 km de comprimento, foi construída em 2016 e se estende até a Praça Luís de Albuquerque. Os problemas do local são visíveis como acúmulo de lixo calçadas com risco de desmoronamento, além da estrutura comprometida do mirante.
Em 2022, a Prefeitura de Cuiabá anunciou um investimento de R$ 3,4 milhões na requalificação da Orla II, juntamente com Secretaria Municipal de Obras Públicas, Limpurb e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).
O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) foi inaugurado durante a Copa do Mundo de 2014 para receber turistas do Brasil e do mundo para tirar dúvidas sobre as atrações da capital, entretanto, o local está abandonado desde então.
Atualmente, o local está tomado pelo mato e pelo lixo. Em 2020, o CAT foi destruído por vândalos, que deixaram todo o espaço danificado. Na época, a Secretaria de Serviços Urbanos informou que a reforma do local seria feita no mesmo mês, mas a restauração nunca ocorreu.
Ao redor, há tapumes de proteção, o que não impediu que o local continuasse sendo invadido, principalmente por usuários de drogas que circulam na região central da cidade.
Ao redor do calçadão, em muitos pontos não existem as grades de proteção, o que aumenta o risco para a população.
A prefeitura de Cuiabá publicou em 2022 que seria investido R$ 3,4 milhões na requalificação da Orla II, juntamente com Secretaria Municipal de Obras Públicas, Limpurb e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).
*Sob a supervisão de Kessillen Lopes
O carro que explodiu no anexo IV da Câmara dos Deputados na noite desta quarta-feira,…
O espaço continha plantações de hortifrúti e algumas construções, como uma cerca e um casebre…
Linha estima atender entre 30 a 40 mil passageiros, diariamente, sem necessidade de deslocamento até…
Animais morreram enforcados após passarem o dia amarrados por uma corda. Um idoso foi preso…
Para concorrer o cidadão deve solicitar a emissão do documento fiscal com a inclusão do…
Ainda restam 11 nomes a serem divulgados para compor as 20 secretarias da Prefeitura de…