O evento é realizado no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá, a partir das 19h, com entrada gratuita.
A 15° edição do Festival Siriri e Cururu, que começou na sexta-feira (15), vai até o domingo (17), com espetáculos inspirados nas raízes indígenas, afro-brasileiras e religiosas do povo mato-grossense. O evento é realizado no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá, a partir das 19h, com entrada gratuita.
A programação conta com espetáculos do grupo de cururu Tradição Cuiabana e os de siriri Voa Tuiuiú, São Gonçalo Beira Rio, Flor Serrana, Estrela Guia, Vitória Régia do Pantanal, Raízes Cuiabanas, Flor do Campo, Flor de Atalaia, Coração Tradição Franciscano, Siriri Elétrico e Flor Ribeirinha.
Segundo a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), ao todo, 12 grupos se apresentam no Festival, entre eles, alguns formados em quintais tradicionais de Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio de Leverger.
De acordo com o coreógrafo e produtor cultural, Avner Brandão, “o Siriri e o Cururu são uma das maiores expressões do povo mato-grossense, o que reflete a identidade cultural do estado”.
o secretário titular da Secel, Jefferson Neves, essa será a maior edição do evento, com expectativa de público de mais de 30 mil pessoas, considerando a capacidade do Ginásio Aecim Tocantins.
Confira a programação completa
Sábado: 16/12 – 19h
- Grupo de Cururu Tradição Cuiabana do Coxipó
- Cerimônia de abertura: Espetáculo “Identidades do Siriri”
- Grupo de Siriri Estrela Guia
- Grupo de Siriri: Vitória Régia do Pantanal
- Grupo de Siriri Raízes Cuiabanas
- Grupo de Siriri Flor do Campo
Domingo: 17/12 -19h
- Grupo de Cururu Tradição Cuiabana do Coxipó
- Cerimônia de abertura: Espetáculo “Identidades do Siriri”
- Grupo de Siriri Flor de Atalaia
- Grupo de Siriri Coração Tradição Franciscano
- Grupo Siriri Elétrico
- Grupo de Siriri Flor Ribeirinha